terça-feira, 26 de julho de 2011

Minha primeira Micro Four-Thrids

Sempre fui um grande admirador da fotografia e um viciado em ler sobre câmeras digitais. Possui as câmeras: Sony DSC S500, Sony DSC W80, Sony DSC H7, Sony DSC W150, Canon SX 110 IS, Panasonic DMC FZ35, Sony DSC HX1 e, finalmente, a Sony Nex 3.  

A Sony Nex 3 é primeira câmera com lentes intercambiáveis, então ainda tem sido uma experiência bastante nova para mim. Sempre li sobre os sensores APSC e a sua maior qualidade de imagem, então estava louco para comprar uma câmera com este sensor. Um belo dia estava eu no shopping passeando quando vi a câmera na vitrine, começou a me dar aquela inquietação natural de quem está prestes a fazer uma compra há tempos desejada. Tentei resistir e imediatamente andei pelas outras lojas para saber se tinham outras câmeras tão boas quanto à venda. Na verdade tinham, mas o preço ia às alturas. Pagar 2.500 reais em uma A290 não me parecia ser uma compra nada interessante. “A Next 3, ahh... leve, bem menor que a A290, bem mais barata, imagina se você compra e já faz uns testes aqui mesmo no shopping”, com esse pensamento que só fazia crescer, não resisti, entrei na loja e comprei. Deixei uma hora carregando no café onde eu estava lendo e já comecei os cliques. 


 
A primeira impressão foi de total entusiasmo. O barulho característico do clique ao tirar a foto me chamou bastante à atenção, bem como a fantástica resposta do shutter lag.  Era outra categoria de câmera, certamente a qualidade de imagem é superior e salta os olhos atentos e acostumados com compactas e Super Zooms. Cheguei em casa, descarreguei as fotos e adorei o resultado, embora as lentes que acompanham a Sony Nex3 E-mount 18-55mm não sejam lá tão boas. Temo que para realmente aproveitar a qualidade de imagem do sensor, lentes melhores se fazem necessárias. Uma coisa interessante foi a atualização do firmware da Next 3 que adicionou mais um menu com várias opções de fotografia como Toy, Pop (vivid) e etc...


Conclusão
Eu adoro mesmo a minha Sony Nex 3, mas tenho planos para comprar outra câmera da categoria Micro Four-Thrids, talvez a Panasonic G3, ou a Olympus EP3. Sim, pretendo ficar nessa categoria com toda certeza. Se tem algo de negativo em possuir a Sony Nex 3, esta negatividade limita-se tão somente a falta de grande capacidade de zoom, que nesta categoria dependerá das lentes que você possui, e por consequência, você vai gastar bem mais com a Sony Nex 3, já que certamente vai querer outras lentes, do que comprando uma Compact Premium/Super Zoom câmera, mas creio que se você tem  a grana para investir nessa categoria vale à pena ir em frente. A qualidade de imagem é certamente superior. Com o dólar tão barato pretendo comprar também uma Compact Premium, acho que agora é uma boa hora. 





sexta-feira, 22 de julho de 2011

Panasonic anuncia a FZ47



A Panaconic anunciou mais uma nova câmera desta vez da sério FZ. Trata-se da FZ47 que vem com um zoom óptico de 24X que é equivalente 25 - 600 mm, com o sensor CCD de alta velocidade Venus Engine FHD, e o modo de estabilização de imagem quando grava vídeos, a resolução do LCD é de 460,000 pixels, e do visor eletrônico é de 201,600 pixels, e grava vídeos em HD. De acordo com a Panasonic o AF desta câmera é consideravelmente mais rápido do que a FZ40.

Alguns pontos merecem destaque. Em primeiro lugar não houve aquela famosa corrida por mais megapixels como de costume, o que como falei, em sensores pequenos, compromete fortemente a qualidade da imagem no que diz respeito a captura de detalhes. O que me chamou bastante a atenção foi que a Panasonic de fato diminuiu a quantidade de megapixels, quantidade esta que baixou dos 14.1 da FZ45 para os 12.1 da FZ47 o que me leva a crer que a Panasonic ouviu os analistas que apontaram um elevado grau de ruído nas câmeras com sensor pequeno se aumentasse a quantidade de megapixels. Sendo assim, e acreditando que a Panasonic ouviu e aprendeu com os erros, ela decidiu não entrar na guerra pelo aumento de megapixels, e sim melhorar a qualidade de imagem. Ora, será que realmente precisamos de mais de 12MP? Eu por exemplo raramente tiro fotos com mais de 3MB, mas caso precise de revelações maiores eu posso aumentar um pouco mais. Contudo no meu uso diário, dificilmente precisarei de revelações enormes, e ainda que precisasse, por consequência precisaria de uma máquina com uma qualidade absurda e para trabalhos profissionais, que não é o caso de nenhuma superzoom, portanto, entender a sua necessidade é um passo importante antes de escolher uma câmera, e esta escolha não pode ser baseada somente e tão somente na quantidade de megapixels, porque me parece um erro crasso.

Agora é esperar as primeira análises para saber se vale realmente à pena investir nessa câmera. 

Para algumas amostras da qualidade da foto da nova Panasonic basta clicar aqui: http://panasonic.net/avc/lumix/gallery/models/fz47_fz48.html 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sony HX100V


 A tão aguardada sucessora da Sony DSC HX1. Aliás, por falar na HX,1 possui esta ótima câmera e consegui tirar exceçentes fotos. Interessante é que alguns analistas falaram que ela não tinha uma qualidade muito boa de imagem, ou ao menos falaram que ela tinha uma qualidade normal, nada de espetacular. Na verdade acho que a HX1 produziu fotos de muito boa qualidade. Concordo com a crítica de que o noise talvez fosse um pouco “demais”, mas neste sentido o noise um tanto elevado é algo que as câmeras com sensores menores sempre vão ter que lidar. 

Aqui estão algumas fotos que tirei com a HX1 tirem suas próprias conclusões.
 






Voltando à HX100V, vejo que a Sony fez algumas pequenas modificações. Em primeiro lugar ela está usando as lentes Carls Zeiss, parece lógico, mas é que a Sony preferiu usar as Lentes G da Sony na HX1. Outra mudança significativa, mas que já era esperado foi o aumento na capacidade de zoom. Agora ela pulou dos antigos 20 da HX1 para 30x, nada mal! Outra mudança significativa e está é bem controversa foi o aumento dos 9MP para 16MP. Muita gente acha que aumentar os megapixels significa aumento de qualidade. Acontece que quando se comprime 16MP em um sensor pequeno, compromete-se irremediavelmente a qualidade de imagem. Resultado óbvio, ruído. Mais uma vez os sensores pequenos.

De todo modo a HX100V lidou bem com o noise, chromatic aberrations. Quanto ao sharpening ele tá dá a opção de alterar à seu modo o sharpening não sento este, portanto, problema algum.

Uma boa dica é dar uma olhada no flickr as fotos dos usuários que possuem esta câmera.

Sem dúvida alguma a Sony HX100V é uma das melhores na categoria superzoom no mercado, e tem como principais rivais as Canon PowerShot SX30 IS, Casio EX-FH25,Fujifilm FinePix HS20 EXR, Kodak EasyShare Z990, Nikon Coolpix P100, Olympus SP-800UZ, Pentax Optio X90 e Samsung WB5000.
 

 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Image bloke

Fotografia é uma paixão antiga. Sair com uma boa câmera em mãos procurando o momento ideal para o click sempre me fascinou. E o momento fica ali, registrado para sempre com todos os detalhes e expressões expostos. Decide criar este blog para escrever exatamente sobre essa paixão. 

Pretendo escrever sobre câmeras em geral, especialmente na categoria superzoom e agora, a minha mais recente paixão, a micro-four-thirds.  
Aqui estão algumas fotos que tirei com a minha Sony Nex3, a primeira micro-four-thrids que possuo. 

Todas as fotos foram tiradas no parque Arruda câmera aqui da cidade. Ainda estava testando a câmera,  portanto, ainda não sabia usá-la completamente, além de o tempo não ter ajudado nem um pouco.