domingo, 7 de setembro de 2014

iPad - Blog

alguns meses decidi aceitar um desafio proposto por alguns amigos. Iniciar um blog e mantê-lo usando exclusivamente o meu iPad Air. Fanático por tecnologia, eu início este blog falando um pouco da minha experiência com o iPad Air, (meu primeiro tablet da Apple) e também da minha experiência com os outros tablets que possui, todos da Samsung.

Em primeiro lugar, uma vez que decidi aceitar o desafio eu já fiz o meu pedido do meu Zagg Keyboard ( http://www.zagg.com/ipad-air-keyboard/8534) que custa R$99 dólares. Com este teclado, toda demora e frustração de um teclado virtual desaparecem ou diminuem drasticamente. Digitar na tela do iPad ou de qualquer tablet é uma tarefa demorada é que requer paciência. Se você pretende digitar um post para o seu blog às pressas no intervalo do trabalho é bom repensar para não acabar se irritando, a menos, é claro, que vc tenha boa prática com o teclado virtual. Outra coisa importante é baixar um bom aplicativo. Eu uso o Blogsy, custa menos de cinco dólares e vale muito à pena. Com ele posto tranqüilamente, insiro figuras e etc.

Samsung

O sistema Android em si é muito bom. Claro que uma coisa que muitos dizem é que não existem tantos aplicativos feitos exclusivamente para tablets no Android como existe para o iOS, isto é bem verdade, mas se os SEUS aplicativos, ou seja, os que você usa já estão otimizados para tablets você não precisa se preocupar.

O Android puro encontrado na linha Nexus é uma maravilha, rápido e rapidamente atualizado. Infelizmente esta não é a realidade de muitos dos aparelhos da Samsung (não só da Samsung). Isto me irritou profundamente. Meu sistema nunca está atualizado e isto, na minha opinião é uma GRANDE desvantagem. Ora, se eu pago caro por um aparelho quero o melhor e o melhor (para mim) felizmente ou infelizmente, está na Apple. Se você comprar um tablet da Samsung hoje e o Google atualizar o Android amanhã, prepare-se para talvez nunca atualizar o sistema já que demorará, no mínimo, meses e quando finalmente esta atualização chegar o Google provavelmente já terá atualizado novamente o Android e então a Samsung abandonará o seu aparelho de vez e você NUNCA terá a última atualização do Android. Os usuários do Galaxy Tab 8.0 por exemplo sabem MUITO BEM disso.

Vi recentemente que a linha Galaxy Tab S já aterrizou no Brasil. Esta semana tive a oportunidade de ver o aparelho, comparar as cores da famosa Super Amoled Display, testar o sistema um pouco (apesar do péssimo atendimento de um idiota que trabalha na Samsung). O atendimento na minha cidade é embaraçoso para dizer o mínimo, mas isto é coisa para outra postagem. Bom, gostei do Aparelho, a tela de Super Amoled é muito boa, com cores ricas, talvez over saturated, mas ainda assim muito boa sem dúvida alguma. Acho que a Samsung melhorou bastante e vem melhorando fortemente, mas ela ainda tem um grande gargalo, o Sistema Operacional. Algumas pessoas não sabem, mas os fabricantes pegam o Android e o modificam para o seu sistema e isso traz vantagens e desvantagens. A caneta da Samsung, multiwindow (abrir várias janelas na mesma tela) e muito mais só acontece porque a Samsung modifica o Android o que ela chama de Touchwiz. A grande desvantagem é a demorar para estar atualizado com o Android, na verdade nunca terá a última atualização do Sistema do Google.

Pessoalmente, detesto o Touchwiz. Eu não uso metade das coisas que a Samsung coloca, deixa o sistema mais lendo e come recursos demais. Isto e mais a demora da atualização do sistema foi o que me afastou da Samsung.

iPad (Air)

Há tempos ouvia as críticas em relação ao sistema da Apple. "É extremamente caro", "você fica preso, não pode criar pastas" etc. Parte é verdade. Você não pode criar pastas, realmente você não tem um gerenciador de arquivos. Isto é uma desvantagem que te faz colocar o iPad de lado? No meu caso DE FORMA ALGUMA! Eu trabalho com elaboração de textos e muita leitura, desta forma, não ter um gerenciador de arquivos não é um fator negativamente decisivo na escolha de um tablet. Seria bom se tivesse um? Seria sim. Uma coisa que me frustra é não conseguir enviar arquivos para os grupos que participo. Sei que posso enviar via dropbox, mas queria mesmo uma maneira mais direta.

Extremamente Caro

Concordo plenamente! Mas estamos comparando o MacBook Pro com tela de retina com o que? O que temos no mercado Brasileiro para compararmos com ele? Chromebooks? Dell N4050 (a pior compra da minha vida)? Simplesmente não temos máquinas com essa tela e com essas configurações no Brasil para comparar com ele. Mas ele é caro, absurdamente, abusivamente caro no Brasil. Vi tablets Windows por 4 mil reais aqui no Brasil. Piada né? É que as pessoas não procuram se informar, ler reviews e então compram as coisas sem saberem o que estão comprando direito ou dependem exclusivamente dos vendedores o que é um senhor risco!

Se prestarmos mais atenção, qualquer computador com tela de alta resolução aqui no Brasil (se conseguirmos encontrar), custa tanto quanto ou até mais do que o MacBook Air (segundo rumores o MacBook Air receberá a tela de retina e ficará ainda mais fino), neste caso deve-se comparar bem o custo benefício para cada um. Agora se eu for pagar cinco mil em um computador e encontro as marcas DELL, HP, LENOVO e APPLE, claro que prefiro o da Apple. Pessoalmente, não dou 5mil em nenhum já que hoje faço todo o meu trabalho com o iPad Air.

A primeira coisa que percebi quando comprei o iPad Air foi a fluidez do sistema. É realmente incrível como tudo funciona bem. Neste momento entendi como o casamento Software/hardware faz diferença. Usar o Pages para editar textos é uma maravilha. Consigo editar tudo numa boa e crio textos, provas e postagens sem qualquer dor de cabeça. Agora mesmo, estou na sala com uma xícara de café do lado e digitando este post sem qualquer atraso ou malfuncionamento do sistema.

Tela de Retina

Outro ponto forte para mim foi a tela de Retina. Nossa, não volto para o meu quase morto Laptop da Dell nem morto. Ler no iPad Air é uma experiência muito, mas, muito confortável. Consigo ler por horas sem sentir o cansaço que normalmente sentia em minutos no meu Laptop da Dell. Acho que uma vez com retina você nunca mais voltaram para as telas de baixa resolução. É algo completamente diferente.

Muito se fala de que é possível trocar o iPad pelo Laptop. Eu acho que é possível sim, mas vai depende do seu uso. Hoje eu não uso meu Laptop praticamente para nada. Bom, ver sacanagem é sempre melhor nele hehehe mas tirando isso eu não utilizo meu Dell para nada. Absolutamente nada. Tanto é verdade que meu Dell anda mal e eu nem me movo uma palha ou para trocar o HD ou o próprio Laptop.

iPad vs Samsung

Pelas razões que mencionei acima minha preferência é sem dúvida alguma o iPad, mas se você tem preferência pelo Android o Samsung é uma boa escolha. Contudo, eu esperaria para ver se os rumores de que um possível Nexus 10 2 está realmente a caminho. Dai com uma super configuração e ainda o Android puro fica uma escolha bem difícil.

A Apple está prestes a anunciar novos aparelhos, iPads, iPhones e um possível iWatch nesta terça. Se a Apple apenas lançar um novo processador com pouquíssimo ganho de velocidade e ainda mantiver 1giga de RAM eu fico com o meu iPad Air e guardo a grana, mas se ela anunciar 2gigas de RAM com o processador A8 eu sem dúvida vou comprar o IPad Air 2 e passo o meu Air para a minha esposa.

E você tem alguma preferência?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário